Kingdom Hearts 3 finalmente chegou, após anos de espera e clamor dos fãs. Para os que não conhecem, parece um jogo focado em mostrar a magia Disney, porém por em cima disso belo um RPG completo. Mostraremos agora algumas dicas para te ajudar a dominar o sistema do jogo.
Uma das características mais interessantes da franquia Kingdom Hearts como série, é o fato te pegar desprevenido por seu charme e fantasia. Está tão ocupado passeando e desfrutando dos mundos da Disney (olha a notalgia batendo na porta), que pode ser fácil esquecer de alguns dos aspectos mais profundos do jogo. Pode parecer tudo simples e fácil a olho nu mas, se prestar atenção, verá que não é sempre assim: se for esperto e realmente estiver atento, existe muito mais a descobrir – e KH3 apresenta os sistemas de combate e RPG mais bem-sucedidos da série até hoje.
Apresentamos algumas dicas de recursos, aos quais deves prestar especial atenção e outras coisas a serem consideradas à medida que se aventura neste mundo. Está preparado?
Escolha os ataques especiais com sabedoria – e não faça nada à toa
Uma nova adição importante em Kingdom Hearts 3 são ataques especiais, movimentos únicos que podem ser desencadeados lutando contra inimigos e criando combos. Esses ataques assumem várias formas diferentes; às vezes, eles consistem em ataques de grupo com membros da tua equipe, outras vezes, eles te colocam numa atração ao estilo do parque temático da Disney; podem ainda envolver uma troca do formato da keyblade e muitos são também sensíveis ao contexto, dependendo da sua localização e situação.
Quando um ataque especial aparece, ele ficará em destaque acima do menu de ação de batalha com um temporizador e uma instrução para apertar um botão (Triângulo ou Y) para ativá-lo. Em algumas situações, pode até perceber que tem vários ataques especiais disponíveis, e é aí que esta dica entra em jogo.
Em primeiro lugar, lembre-se que pode escolher entre ataques. Quando mais do que um estiver disponível, aperte L2 / R2 ou LT / RT, dependendo da sua plataforma. Isto alternará entre as habilidades disponíveis, com aquela que está pronta a ser ativada realçada. Em segundo lugar, depois de lançar um ataque especial, não basta carregar em botões à toa, por mais tentador que seja. Alguns desses ataques parecem mesmo com mash-fests (como o Pirate Ship ou o ataque com foguetes de Toy Story) mas, na verdade, eles são mais devastadores se prestar atenção e inserir os comandos no timing certo ou mirando com mais cuidado.
Domine esses dois aspectos dos seus ataques especiais e terá a vida facilitada em combate, mesmo em dificuldades mais altas ou se estiver um pouco abaixo do nível.
Cozinhar é algo revolucionário, por isso, faça muitas vezes para obter recompensas
Parece que as equip por trás de Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy 15 estiveram a espreitar os apontamentos uma da outra – pelo menos um pouco – e um dos principais sistemas que os dois jogos têm em comum é cozinhar e comer. Em KH3, tudo é impulsionado por Remy, o rato de Ratatouille, que conhecerá logo no início do jogo depois de ter jogado o primeiro mundo do tutorial.
Assim que este sistema for desbloqueado, deve usá-lo constantemente. Ingredientes podem ser encontrados no mundo, tanto em crescimento normal como em caixas ao estilo fast food que pode destruir com a keyblade para retirar o seu conteúdo. Os ingredientes também podem ser encontrados nas lojas do Moogle que encontra em áreas centrais e perto de muitos pontos de economia nas suas aventuras. Agarra todos os ingredientes que conseguir. Alguns alimentos também podem ser comprados diretamente, embora isso seja menos econômico.
Terá de voltar a Twilight Town para cozinhar no Bistro, mas valerá a pena. Cada refeição tem um pequeno mini-jogo anexado e, em seguida, pode armazenar refeições no teu inventário e consumi-las conforme necessário. Se abasteça e então coma-as, para obteres buffs para cada uma das suas estatísticas principais – Força, Magia, Defesa, HP e MP. Cozinhar frequentemente também irá render algumas recompensas bônus do Tio Patinhas.
Se não gosta da forma como o Donald e o Pateta agem, ajuste a IA
Um meme tradicional entre os jogadores de Kingdom Hearts é o fato de Donald ser extremamente inútil em curar-te quando realmente precisa de cura, muitas vezes deixando Sora morrer uma morte prematura. Donald continua a ser o mesmo idiota em Kingdom Hearts 3, mas algo que vale a pena ter em mente é que tem uma boa quantidade de controle sobre os membros do teu grupo – e, por isso, vale a pena mergulhar nos menus e ajustá-los além dos valores padrão.
Para fazer a personalização, abra o menu e clica em Personalizar. Lá, pode configurar os atalhos vitais para o próprio Sora e customizar o menu de comandos, mas também pode ajustar os seus membros do grupo (ou como é referido em KH3, amigos de Sora) – incluindo Donald, Pateta e os amigos temporários que se juntam a ti nos mundos da Disney. Existem opções aqui sobre como eles devem atacar, sendo que os pode te-los por perto a apoiar-te ou assumir uma postura mais ou menos agressiva, além de opções realmente úteis sobre como e quando usar itens de cura ou mágicos. Pode ser que o Donald não te decepcione com tanta frequência desta vez…
Link Attacks (aka Summons) são úteis para ser curado gratuitamente
MP desaparece bem depressa em Kingdom Hearts 3 e nem sempre vas querer gastar os teus preciosos Munny em itens de cura – e, como resultado, poderá ficar entre a cruz e a espada quando se encontrar com pouca saúde e com os inimigos perigosamente perto de ti. Se isso acontecer, considera um Link Attack – o equivalente a summons de KH3.
Link Attacks invocam uma personagem única para um ataque especial que se assemelha aos outros especiais do jogo – embora estes sejam mais personalizados e contem com participações especiais de personagens como Simba e Wreck it Ralph. Qual a parte boa: usar um link attack restaura totalmente a saúde de Sora. É uma cura grátis e causará muito dano caso uses o ataque corretamente.
Experimente não só a keyblade, mas diferentes load-outs em batalha – depois faça upgrade
Em Kingdom Hearts 3, Sora pode agora equipar três keyblades diferentes de uma só vez, alternando entre eles com um pequeno toque no D-Pad. No momento em que terminar o seu segundo mundo em KH3, terá acesso as três keyblades – e agora? Bem, não consider apenas os pontos fortes e fracos de cada keyblade individualmente. Em vez disso, analise a forma como seu load-out funciona em conjunto.
O que eu quero dizer é isto – enquanto que a keyblade é uma arma corpo-a-corpo, algumas serão mais indicadas para força bruta a curto alcance, enquanto outras serão melhores para combos a meia distância e mais rápidos. Algumas delas podem ser mais adequadas como lançadores – e, claro, tem as transformações, movimentos especiais e finishers associados a cada blade.
Planeja com cuidado e verifica como as armas que escolheu funcionam juntas e, ao estabelecer um conjunto que funcione para ti, comece a melhorá-lo usando o recurso Workshop nas lojas de Moogle. Irá custar recursos mas, a longo prazo, valerá a pena.
Use a câmara – tem mais funcionalidades do que tirar selfies divertidas
Quando chegar a Twilight Town no início de Kingdom Hearts 3, será apresentado a uma nova mecânica do jogo (e, novamente, também presente em Final Fantasy 15) – a câmara no novo telefone de Sora. Este dispositivo pode obviamente ser usado para as maluquices do modo foto, e KH3 tem uma ótima câmara para selfie e ainda fantásticas reações e poses para os personagens e membros do teu grupo – é um recurso divertido por si só.
No entanto, não se trata apenas de uma funcionalidade divertida – vai querer usá-la! Por um lado, o workshop da loja do Moogle para upgrades de keyblades também tem uma seção onde podes “inspirar” os Moogles com fotos de todo o mundo. Eles fazem solicitações e, se fotografar o item pedido, será recompensado. Vale a pena fazer isso, porque as recompensas são significativas e as tarefas são relativamente fáceis. Além disso, as fotos tiradas com “símbolos de sorte” são fundamentais para desbloquear o final secreto de Kingdom Hearts 3- algo que é sugerido quando desbloqueia o recurso de câmara pela primeira vez.