Uma das maiores surpresas lançadas nesta geração para o PlayStation 4, Nioh tem recebido boas avaliações da mídia especializada. Com mecânicas de combate profundas e um sistema de evolução de personagem parrudo, o game já se tornou um clássico-cult desta geração de consoles.
Nem toda Skill é exclusiva
As Skills das armas são essenciais na hora de montar novos combos, ainda mais levando em conta as diferentes posturas, mas também são dependentes de cada tipo de armamento.
Apesar disso, quando você desbloqueia técnicas como Grapple ou Ki Pulse, elas ficam habilitadas para todas as armas, o que lhe permite utilizá-las mesmo depois de trocar o seu armamento. Isso se torna ainda mais útil quando utilizado junto com as habilidade Living Water, que lhe permitem esquivar e ainda assim utilizar um Ki Pulse, por exemplo.
Use a habilidade certa na hora certa
Muitas habilidades são sensíveis ao contexto. Algumas podem ser ativadas segurando um botão durante um bloqueio ou mesmo no final de um combo. Você pode, inclusive, desbloquear skills que utilizam o mesmo comando — e, neste caso, é preciso escolher qual delas será realizado através do menu Skill Customization.
Estude com carinho as diferentes combinações de golpes que se encaixam melhor com o seu estilo de jogo, ou o dos inimigos que você vai encontrar. Caso contrário, é possível que você fique preso a uma mesma sequência durante o jogo inteiro.
Tudo o que é bom, volta
Depois de completar uma Missão, seja ela principal ou secundária, você pode refazê-las conforme sua vontade. Para isso, basta conferir na lista de Sub-missions de cada região, sendo que ao apertar os botões R1 ou L1 na hora de selecioná-las irá lhe permitir acessar a Missão Principal.
Leia as linhas finas
Não se deixe ser enganado: um item com o efeito “Minução / Omnyo / Ninjutsu Infinito” não é exatamente o que parece. Na verdade a porcentagem próxima dele implica que você terá uma “certa chance” de não utilizar um item consumível na hora do uso. A parte boa é que esses efeitos são acumulativos, ou seja, quanto mais efeitos “infinitos”, melhor.
Confie só em você
As Twilight Missions são consideradas difíceis por uma boa razão. Elas não só possuem inimigos, armadilhas e chefes mais agressivos como também não cortam o efeito das Kodama Blessings ou os seus aumentos de elixir. Cabe só a você sair dessa enrascada.
Fantasminhas camaradas
O seu Guardian Spirit é muito mais do que um bichinho legal que te permite ativar uma Living Weapon de vez em quando. Eles também possuem diversos bônus passivos que são transmitidos para você enquanto eles estiverem por perto.
Apesar disso, tenha certeza de que você sempre sabe a situação do seu espírito através do menu de Status. Muitas vezes eles não irão conceder benefícios a não ser que você desbloqueie bônus específicos, então lembre-se sempre de melhorar o Spirit Stat do personagem.
Esquiva vs. Evasão
Para aqueles acostumados ao estilo dos games”Souls” de evasão, é facil ficar confuso com as mecânicas de Nioh. Simplesmente apertar o botão X não lhe fará “esquivar” de fato — vai apenas fazer com que se movimente de forma mais rápida.
Para efetuar de fato o movimento de desvio, é preciso dar um toque duplo no botão, fazendo com que o seu personagem dê um rolamento e adquira uma certa janela de invencibilidade para ignorar os golpes inimigos. Mas cuidado: a velocidade e os períodos de invulnerabilidade variam conforme o peso e estilo dos seus equipamentos, então treine bem com cada novo set antes de tentar embarcar em algum nível mais difícil.
Reinvente-se!
Apesar de sempre precisar jogar como William Adams, você não precisa fazer isso sempre da mesma forma. A partir de um determinado momento do jogo, o ferreiro passa a vender um livro capaz de resetar completamente o seu personagem, pela bagatela de 10 mil golds. Então sinta-se sinta livre para experimentar!
Fonte: IGN